A QUEIROZ GALVÃO ingressou em 1995 no segmento do tratamento de resíduos sólidos através da constituição de uma DIRETORIA DE MEIO AMBIENTE (DIMEA). Com a sua expansão no mercado nacional, a DIMEA se transformou em VITAL ENGENHARIA AMBIENTAL S.A., assumindo seus contratos.
A VITAL vem executando serviços nos principais estados brasileiros, tais como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Espírito Santo, Goiás, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Maranhão.
Com perfil inovador, busca de forma incessante a excelência na prestação dos serviços, ao longo dos seus quase 20 anos de operação.
A VITAL executa os serviços de coleta de resíduos sólidos domiciliares porta a porta, utilizando modernos caminhões compactadores, dotados de sistema de rastreamento via satélite (GPS) para o monitoramento da frota, assegurando a pontualidade e a regularidade dos serviços. Nos diversos locais onde atua, efetua em parceria com os munícipes (os destinatários) e seus clientes a coleta seletiva de resíduos recicláveis, proporcionando àqueles que comercializam e reaproveitam esses resíduos a geração de renda, contribuindo para a sustentabilidade do planeta.
Também atende aos serviços de coleta de resíduos sólidos resultantes dos serviços de saúde e de resíduos inertes e inservíveis em geral, com o emprego de equipamentos específicos para cada uma das operações.
A VITAL presta serviços de varrição de vias e logradouros públicos em diversas cidades brasileiras, de forma manual ou mecanizada, através do emprego de equipamentos de última geração.
A VITAL atua em diversas cidades realizando limpeza manual e mecanizada de praias; pintura de meios-fios e bases de postes; limpeza e coleta de resíduos em locais de realização de feiras livres e de eventos públicos; capina manual ou mecanizada de vias públicas; poda manual ou mecanizada de superfícies gramadas; poda de árvores e manutenção de áreas verdes e de jardins, com a posterior coleta e remoção dos resíduos; limpeza de encostas com a utilização de pessoal treinado em técnicas de alpinismo; e demais serviços complementares e integrantes do sistema de limpeza pública.
A VITAL projeta e promove as ações necessárias à obtenção dos licenciamentos ambientais pertinentes e implanta diversos tipos de unidades de destinação final de resíduos. Possui diversos aterros sanitários de resíduos sólidos urbanos (Classe II-A – ABNT), também conhecidos por CTRs – Centrais de Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos. Além disso, é proprietária de Unidades de Destinação Final de Resíduos Sólidos provenientes dos Serviços de Saúde, que proporcionam a segurança necessária no seu trato e destinação final.
Está preparada para atender à destinação final de resíduos perigosos (Classe I – ABNT), podendo, para tal, coletar, transportar e incinerar tais resíduos em sua unidade. Implantou e mantém em operação Usinas de Seleção de Materiais Recicláveis, bem como pátios de compostagem dos resíduos orgânicos, produzindo compostos que poderão ser utilizados como matéria-prima na agricultura e nos parques e jardins das cidades.
As Centrais de Tratamento de Resíduos (CTRs) são geradoras de gases que, se não eliminados, são extremamente nocivos ao meio ambiente, ocasionando o chamado efeito estufa. Todas as CTRs da VITAL captam os gases gerados, os quais são em alguns casos simplesmente queimados e, em outros, reutilizados como fonte de abastecimento para geradores de energia elétrica. A VITAL gera energia elétrica a partir do biogás gerado em algumas de suas CTRs e estuda a viabilidade técnica e econômica da ampliação desse aproveitamento nas suas demais unidades.